EFEITOS COLATERAIS
Em animais diabéticos, pode ocorrer aumento na necessidade de insulina.
Balanço negativo de nitrogênio pode ocorrer sobretudo em animais que requerem doses de manutenção pós-tratamento. Medidas para equilibrar a perda de nitrogênio incluem uma alta ingestão de proteínas e administração, quando indicada, de agente anabolizante apropriado.
Excessiva perda de potássio e retenção de sódio não ocorrem normalmente com administração de prednisona, mas devem ser mantidos em mente e as medidas usuais de regulação empregadas quando necessário.
Manifestações ecmóticas em cães podem ocorrer,devendo nesse caso, dependendo da severidadedas mesmas, ser a dose reduzida ou o tratamento corticosteróide suspenso.
Elevação das enzimas SAP e SGTP, perda de peso, anorexia, polidipsia e poliúria podem ocorrer na administração de corticóides sintéticos em cães.
Em tratamentos prolongados ou repetidos podem ocorrer vômitos, diarréia (raramente sanguinolenta) e Síndrome de Cushing.
Corticosteróides inibem a atividade endógena adrenocortical, sendo portanto importante a observação cuidadosa não apenas durante, como também após o término do tratamento.
Caso o animal seja submetido a situação de estresse anormal, como trauma, cirurgia, ou infecção severa, deve ser administrada adequada terapia de suporte adrenocortical com cortisona ou hidrocortisona e até ACTH.
Avaliações de Clientes
Deixe seu comentário e sua avaliação